Exercícios para os sessentões!

exercícios para os sessentões!

Muitas pessoas quando chegam aos 60 anos pensam em descansar e acreditam que já estão velhos para fazer atividades físicas. Mas é totalmente ao contrário, é necessário fazer exercícios sempre, principalmente quando a idade avança os cuidados devem ser redobrados. Fugir do sedentarismo é a melhor forma de equilibrar a qualidade de vida.

Nessa idade o foco da atividade física é sempre melhorar a condição aeróbica, a flexibilidade, e o fortalecimento dos músculos.

Quais as melhores atividades físicas?

Natação: Nadar é uma ótima atividade, pois faz bem para o corpo todo, queima calorias, e trabalha toda a musculatura, além de proteger as articulações. Previne no tratamento de doenças como artrite e osteoartrite. Outro fato importante é que na natação o contato com a água causa vasodilatação nas vias respiratórias, melhorando assim a respiração, e diminuindo a falta de ar.

Corrida: para quem opta por essa modalidade deve gastar no mínimo 30 minutos por dia para realiza-la. A corrida é benéfica, pois ela equilibra a respiração. Sendo frequente essa atividade os níveis dos batimentos cardíacos aumentam, e intensificam a respiração.

Bicicleta: Essa atividade trabalha muito a parte aeróbica do corpo, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos da coxa e panturrilha. Esses músculos são extremamente importantes na manutenção e rotina dos sessentões.

Pilates ou ioga: Essas duas modalidades têm inúmeros benefícios para quem já chegou à casa dos seis. Desde alívios de dores até o aumento da autoestima. A combinação das duas melhora tanto na flexibilidade e no equilíbrio, e também fortalece a musculatura.

Caminhada: Considerada um dos melhores exercícios para inserir na rotina do idoso (ou não), a caminhada contempla amplos benefícios para as atividades diárias. Para quem optar por ela, caminhando por uma hora todos os dias, as chances de morte por doenças cardiovasculares diminuem 30%. Além disso, é um ótimo exercício para estimular a coordenação motora.

Dessa forma, o que não pode é ficar parado. Caso esteja saindo do sedentarismo, é de extrema importância a procura por um médico, pois assim ele poderá avaliar suas condições físicas, e ajudar escolher a melhor atividade física e mandar embora o sedentarismo.

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Clinilive

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